quarta-feira, 15 de abril de 2009


Entrevista: TC Marçal

No dia 19 de março, a aluna Sarah Kopf, diretora de jornal da Albs, entrevistou o senhor Tenente Coronel Marçal, ex-aluno do CMF e presidente da Albs no ano de 1973.

S: Sua campanha, como foi realizada?

TCM: No ano em que me candidatei, existiam 3 chapas. O nome da minha era chapa Maravilha e a diretoria era formada principalmente por alunos do segundo ano, portando a campanha foi mais em cima do ensino fundamental. Fizemos faixas, organizamos campeonato de futebol e fizemos o programa da Albs para impressionar. Ganhamos com 80% dos votos e no ano seguinte a chapa Maravilha 2 foi reeleita.

S: O que a chapa fez durante o ano de 1973?

TCM: Realizamos a integração com os outros colégios e como na época ainda não tinham meninas no colégio, o concurso de rainha era realizado com garotas dos outros colégios. Fizemos festas noturnas com conjuntos musicais famosos da época em Fortaleza. Um exemplo é o Brasa Seis. Organizamos torneios esportivos de futebol de salão/campo; torneios de vôlei de praia e competições entre grêmios.

S: Como a Albs se sustentava?

TCM: Na mensalidade tinha uma taxa destinada à Albs. Esse dinheiro, então, provinha do colégio.

S: A Albs então era mais prestigiada do que atualmente?

TCM: Sim. Tínhamos muito prestígio e autonomia. Além disso, tínhamos uma viatura para visitar outros colégios. A Albs patrocinava viagens de grêmios algumas vezes e nas olimpíadas internas dava material e prêmios. Existia uma sala só para a Albs no colégio, onde aconteciam as reuniões semanais. Acontecia uma formatura de posse da diretoria da Albs e o presidente tinha acesso direto ao Cmt. Enfim, a Albs realmente representava o aluno para o colégio.

S: O senhor tem algumas sugestões para a Albs de 2009?

TCM: Planejar com antecedência e com precisão; pedir recursos com antecedência; procurar fontes de dinheiro; realizar atividades para integrar o colégio e realizar atividades esportivas e culturais.

S: É só isso, muito Obrigada.

Um comentário: